quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Compacto Fossa/Filtro



17 comentários:

  1. Olá Aleixo,

    Essa Fossa Filtro não é da Goldenfibra pois não? Optaste por outra?
    Um abraço,

    João

    ResponderEliminar
  2. Ola Joao
    Optei pela EcoDepur.Os precos sao identicos!
    um abc
    Aleixo

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Aleixo,
    Este tipo de sistema que vai instalar parece-me interessante, não tinha conhecimento destas opções. fica muito caro?
    Atentamente

    ResponderEliminar
  4. Olá Sonia.
    A fossa fica por 950euros.Deve depois ter em conta a mao de obra para instalação. No meu caso por nao ter rede publica de esgotos,esta foi a solução que encontrei.
    atentamente
    Aleixo

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Aleixo,

    Já estou em contacto com a Ecodepur para saber soluções e preços para a minha situação.
    Andei a pesquisar e julgo que é necessário obter uma licença especial para efectuar a drenagem no solo das águas que resoltam do tratamento da fossa biológica. Tem conhecimento desse processo e onde devemos dirigirmo-nos.
    Atentamente,
    Sónia

    ResponderEliminar
  6. Cara Sónia Maia,

    Efectivamente terá de ter uma autorização da ARH da sua região para poder instalar a fossa biológica, uma vez que esses modelos efectuam descargas da água tratada directamente no solo. No meu caso pediram-me o projecto de esgotos (interior e exterior da habitação) com as caixas de visita e local de implantação da fossa, modelo e memória descritiva da fossa. Estive à espera dessa autorização cerca de dois meses com tudo o resto já aprovado pela Câmara Municipal, antes de ter a licença de construçãopelo que aconselho a tratar disso o mais cedo possível.
    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  7. Exactamente, e o valor dessa autorização é que não deverá ser assim tão baixa quanto isso.
    E quando o saneamento passar à minha porta terei de pagar também um valor nao tao baix quanto isso para o ramal de ligação.
    Infelizmente Portugal não evolui assim!!!
    Se nos metemos em guerra com as câmaras então é que nunca mais conseguimos construir a casa.

    Cumprimentos,
    S.Maia

    ResponderEliminar
  8. Cara Sónia Maia,

    No meu caso não tive que pagar nada pela autorização de instalação da fossa, apenas apresentar os documentos que eles pediam e esperar pela análise do processo e emissão da autorização para instalação da fossa. Claro que, ficou estipulado na própria autorização que, se por ventura algum dia o saneamento publico me passar à porta, aí terei de alterar a instalação exterior para canalizar os esgotos para a rede pública.

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  9. Desde já caro João agradeço todos os esclarecimentos prestados neste ambito. De facto têm sido importante para a minha pesquisa de soluções para a minha casa que também será de madeira e também não possuo água ou saneamento publico!! De facto eu enviei um pedido de informação para o ARH e obtive a seguinte resposta:
    "Relativamente ao pedido de descarga de águas residuais em solo.......deverá remter o pedido para apreciação..... A apreciação deste pedido está sujeito ao pagamento de um valor, nos termos de Despacho nº31382/2008 a definir após apreciação do pedido".
    Daí eu ter tido que o valor poderia ser elevado pois depende de alguns factores, segundo o despacho mensionado.
    Se no seu caso não teve de fazer nenhum pagamento terei de me informar bem sobre o assunto para que não se estejam a cobrar um serviço indevido.
    Contudo se futuramente tiver alguma duvida neste ponto irei-o chatear mais um pouco.
    Desde já agradeço toda a diponibilidade.
    Cumprimentos,
    S.Maia

    ResponderEliminar
  10. Boas noites,

    Pois cara Sónia, penso que as ARH devem ter procedimentos semelhantes, independentemente das zonas. A sua é em que região? A minha é a do Vale do Tejo e não tive que pagar nada (até agora, o que não quer dizer que não me apareça uma conta mais tarde em casa, nunca se sabe!!) Mencionou no pedido que era para descarga de efluentes residuais domésticos tratados por fossa filtro/biológica? É que o requerimento é o mesmo quer sejam águas domésticas, de pecuárias ou unidades fabris especificando-se aí o que se pretende. No caso de não ter mencionado é normal que lhe tenham dado a "resposta tipo" comum a todos os casos antes do processo de apreciação do seu caso concreto.

    A obtenção da autorização ainda demora algum tempo a tratar pois é preciso uma série de coisas e implica uma vistoria do técnico ao terreno para ver se existem linhas de água, poços, etc. No meu caso foram 2 meses, e não pude avançar com a construção da casa pois a Câmara Municipal não emite a licença de construção sem a autorização da ARH para instalação da fossa, nas zonas onde não há rede pública de saneamento. Já tinha tudo aprovado e tive que esperar pela carta da ARH. Outras Câmaras deixam iniciar a construção, exigindo a autorização da fossa apenas para passarem a licença de utilização.
    Quanto ao resto, no que eu puder ajudar, é só perguntar.

    Já agora, Aleixo, tiveste alguma questão com a ARH e pagaste alguma coisa pela autorização?

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  11. Ola !!
    Esta questao com o meu projecto passou me completamente ao lado. Ou seja, o projecto de especialidades onde se encontra a aplicação da fossa no terreno, foi aprovado, e neste momento ja tenho a fossa instalada. Nao tive nenhuma questao com a ARH para me darem a licença.

    cumprimentos
    Aleixo

    ResponderEliminar
  12. Olá Aleixo,

    Então mas tens a autorização da ARH para instalação da fossa, certo? E tiveste que pagar por alguma coisa por ela?

    O meu projecto de da especialidade de saneamento e esgotos incluia também a fossa e foi aprovado na Câmara mas além disso era necessária autorização da ARH para se instalar a fossa. A autorização é válida por 5 anos (no meu caso) tendo de ser renovada se após esse período não passar sanemaento público junto ao terreno.

    Um abraço,

    João

    ResponderEliminar
  13. Ola Joao
    Nao tenho nenhuma autorizacao da ARH!!que eu saiba!!!!
    amanha vou investigar o caso!!
    obrigado!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Bom dia João e Aleixo.
    Desde já agradeço a ajuda que têm dado no debate deste tema.
    A ARH da minha área é da zona norte. Quando coloquei esta questão perguntei exactamente para o caso de uma fossa biológica. Claro está que ao me responderem por e-mail a maior parte das vezes o funcionário nem vê muito bem o que se pretende e apenas responde de uma forma generalizada para qualquer caso. o Melhor que terei de fazer é deslocar-me pessoalmente e retirar todas as duvidas in loco.
    Já estou também em comunicação com a empresa que irá construir a casa a ver se consigo obter mais alguma ajuda e irei também tentar obter alguma informação da parte da câmara municipal da área de construção.
    Pois como o João avisou não pretendo estar parada apenas à espera de uma licença de saneamento.
    Obrigada, até breve
    S.MAia

    ResponderEliminar
  15. Olá Aleixo e Sónia,


    Aleixo: Vê realmente isso pois penso que a autorização da ARH é mesmo obrigatória (segundo me disseram, só se a fossa fosse estanque é que não necessitava de autorização. Uma vez que estas fossas libertam a água tratada no solo tens que ter autorização da ARH para a instalares. Isto porque, imagina que tinhas uma linha de água, fonte, poço ou nascente no teu terreno perto do local onde querias instalar a fossa, eles poderiam levantar algumas condicionantes quanto à localização da fossa ou mesmo exigir que colocasses uma fossa estanque para não contaminar a nascente, fonte,etc. Daí eles pedirem o projecto, planta de localização nas cartas militares 2:25000, carta de implantação da casa, projecto de saneamento com caixas de visita e local de instalação da fossa e locar da descarga no solo fossa(com coordenadas militares). Eles analisam isso tudo e depois dão a autorização ou estabelecem condicionantes. Vê isso para depois não teres problemas por teres instalado uma fossa de descarga no solo sem autorização.


    Sónia: O conselho que lhe dou é que combine com a empresa que lhe construir a casa para que o projecto de saneamento e esgotos seja logo uma das primeiras especialidades que eles façam pois, se a sua ARH for como a daqui, precisará desse projecto para a autorização e assim dará logo seguimento ao processo de obtenção da licença para a fossa.

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro

    ResponderEliminar
  16. As cartas militares que referi são à escala de 1:25000 e não 2:25000. Foi um nº ao lado :-)

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde

    Em relação à eficiência energética das casas de madeira, qual a sua experiência?

    ResponderEliminar